VHFMAIS... agora em QRV via ZELLO (APERTE PARA FALAR)

07-09-2011 13:15

Você, Radioamador, já conhece a função PTT - este item já faz parte de nossas estações, sejam elas, fixas, portáteis ou móveis. Mas com a tecnologia Push-to-talk (PTT), através do programa abaixo, você terá mais possibilidades de contatos, com Radioamadores ou não. Em outras palavras,  tecnologia PTT abre um leque maior de QSOs! Ela permite comunicação na modalidade half-duplex (apenas um sentido) transformando dispositivos móveis (celular) em Walk-Talkies (HT) e possibilitando conferências entre dois usuários, múltiplos usuários, grupos pré-definidos ou ainda sessões de chat (mensagens on-line), comunicação de voz em tempo real: Tudo com apenas o clique de um botão e um programa aberto a pessoas intereçadas em bons QSOs.

http://www.baixaki.com.br/download/loudtalks.htm

É exatamente isto que o aplicativo LoudTalks faz! Ele transforma o seu PC (ou celular) num dispositivo push-to-talk. Basta dois (ou mais) aparelhos possuírem o aplicativo instalado para entre eles se comunicarem entre si, como se fossem walk-talkies (semelhante à tecnologia Nextel).

O mais interessante é que você não gasta nada mais além do seu plano de voz, pois o LoudTalks utiliza a conexão 3G ou Wi-Fi do seu PC ou celular. É e só apertar o botão e sair falando com seu amigos.

O site VHFMAIS também participa deste programa e está em QRV 24hrs para bons QSOs! Participe você também!!!

Quer experimentar? Então apos baixar o programa a cima, CADASTRE-SE com seu NOME (Caso seja Radioamador, o seu indicativo) e uma SENHA. Depois, com o programa já aberto, clique em FERRAMENTAS / ADICIONAR CONTATO procure o nome do seu contato (por exemplo: VHFMAIS) e pronto! Você já pode falar normalmente! Existem outras configurações no programa que poderão lhe ajudar (Em VISÃO você terá o HISTÓRICO dos QSOs; no ADDCHANELL você cria uma sala; em OPÇÃO você configura seu áudio e controles).

Confira as características:

  • Falar com qualquer pessoa instantaneamente;

  • Você pode falar com até 100 pessoas de uma só vez, em um grupo de chamada; (o VHFMAIS já esta QRV)

  • Compatibilidade com Desktop (PC), Windows Mobile (tablete) e Android (celular);

  • Funciona em todo o mundo;

  • Gerenciar contas de usuário, canais e direitos de acesso de administrador;

  • Pode criar canais ou entrar para um canal já existente;

  • Suporte a redes GPRS / EDGE / 3G ou Wi-Fi; E Você pode escolher qual botão externo do seu celular será destinado ao (PTT) push-to-talk. O aplicativo está em versão v. 1.0.9,.  Vale a pena conferir este aplicativo pois ele pode reduzir as suas despesas com ligações.

Radioamadorismo digital

Muitos radioamadores estão aderindo ao “Radioamadorismo Digital”, outros consideram não ser radioamadorismo por utilizar do computador, ou melhor dizendo, utilizar a internet para se ter comunicação. O fato é que nos dias atuais, vivemos uma situação globalizada e é para muitos de nós, assustador nos imaginarmos sem Internet.

Ambos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens. O radioamadorismo, da forma tradicional, depende unicamente de propagação para que se haja o QSO (contato, conversa). Já no radioamadorismo digital a propagação não é importante, apenas precisa-se de Internet (detalhe: não havendo Internet ou esta sendo muito lenta, as comunicações serão dificultadas).

Outro detalhe importante a ser observado é que no radioamadorismo digital, você pode praticar quase todo tipo de modalidade existente sem que para isso você precise (necessariamente) utilizar um rádio, bastando ter um PC, Notebook, Tablet, Smartphone, etc… um exemplo disso é o SDR (Software Defined Radio) que nem precisa de Rádio (basta uma placa)... como também o EchoLink, o qual pode ser utilizado com um rádio na forma de link ou repetidor ou somente no PC, Tablet, Smarthphone…

De vez em quando ouvimos uma ou outra pessoa que tenta fazer contato com radioamadores, mesmo sem ter autorização da Anatel (Agência que regula o Serviço de Radioamador no Brasil). O radioamador não pode, por força de lei e para não sofrer punição, manter qualquer tipo de contato, com estações clandestinas (piratas).

Se você quer ouvir os QSOs realizados pelos radioamadores, saiba que não precisa de autorização da Anatel, pois a Justiça não vê como crime o fato de você ouvir a Defesa Civil, o SAMU, os Bombeiros etc., desde que você não ouça publicamente (viva-voz, por exemplo) e nem retransmita as informações a terceiros.

Mas se você não se contenta somente em ouvir e gostaria de poder falar com outras pessoas (esse que é o bom da brincadeira!) e trocar idéias, conhecimento e fazer amizades, então você precisa de uma autorização da Anatel para poder fazer uso de Radiofrequências e explorar o serviço nas bandas referentes a categoria de Amador para a qual você foi/será habilitado. Leia os posts mais antigos ou procure no site da Anatel (http://www.anatel.gov.br) maiores informações…

Loudtalks Lite

Muitos colegas de hobby vêm utilizando outros tipos de comunicadores. Como exemplo temos o Loudtalks Lite que funciona parecido com o EchoLink, com uma diferença em especial: O EchoLink só pode ser usado por Radioamadores e o Loudtalks pode ser utilizado por qualquer um que tenha um endereço de e-mail.

Você pode adicionar os contatos diretamente ou clicando no nome de um usuário que esteja presente em alguma sala (crida por você ou não).

Você encontrará no LoudTalks as principais salas existentes no sistema EchoLink no Brasil, tais como: BRA, BRAZLERA, ITATIAIA, AMBRASIL. Você encontrará as salas da Conferência Manaus e Conferência Amazônica.

Se você gostaria de saber mais sobre o Radioamadorismo, entre em algumas destas salas para obter mais informações diretamente com os colegas.

A seguir algumas observações importantes!

1) O que é dito no Loudtalks não é retransmitido pelo sistema EchoLink e vice-versa. São sistemas diferentes e independentes. Mas isto é apenas uma questão de tempo, brevemente, você poderá acompanhar os QSOs do EchoLink também no Loudtalks, certamente além de nós, há outros colegas que estão se empenhando nisso!

2) Embora se consiga transmitir em tempo real, os QSOs do EchoLink no LoudTalks, fique ciente, de que você não poderá transmitir do Loudtalks para o EchoLink, isto porque para isto você precisará ter autorização da Anatel.

3) Quando você adicionar várias salas no Loudtalks, recomendamos que mantenha-se conectado apenas na que for mais relevante para você, pois manter-se conectado em várias salas poderá consumir muito da sua internet e prejudicar sua recepção/transmissão caso sua internet esteja lenta.

4) Você poderá também fazer o acompanhamento das salas no EchoLink por meio de páginas na internet para este fim.

Muito bem! Clique para baixar o Loudtalks Lite para PC (Windows), ele também pode ser utilizado no Linux por meio do Wine.

Para baixar o Loudtalks Lite para Android, acesse o Market no seu dispositivo e pesquise Loudtalks. Ele está em Português e é gratuito!

Se você tiver alguma dificuldade para baixar e instalar por meio do link informado, você pode ainda tentar encontrar no:

Android Market – Para dispositivos com sistema Android (https://market.android.com/) ou no site do desenvolvedor (http://www.loudtalks.com/).

Aos colegas que quiserem divulgar o seu contato no Loudtalks, basta inserir um comentário.

Espero que este post lhe seja útil e até a próxima!

Fonte: Equipe da Conferência Manaus!