INSTALANDO E CONFIGURANDO UM GATEWAY COM A INTERNET

27-08-2011 08:18

Hoje em dia existem 3 maneiras de se montar um igate, um gateway entre a rede mundial via internet e uma rede local, em VHF por exemplo:

 

1 - Usar uma versão para Linux/Unix de Gateway. Esta é a mais recomendada. Linux Red Hat 7.2 (www.redhat.com)  com o software APRSd

2 - Usar o  Windows Winaprs 2.51 com a função de gateway habilitado. Funciona bem, mas como roda sob o Windows, não é estável. Pode ser uma boa opção para quem quer colocar uma rede no ar e está iniciando.

 

Versão do Gateway para UNIX/LINUX

Eu uso o APRSd 2.15 instalado em um computador com o sistema operacional Red Hat 7.2, que funciona bem e não tive qualquer problema em instalar.

Partindo do princípio que voce já tem um computador com o Red Hat 7.2 servidor instalado, um TNC ligado na porta serial e o equipamento de rádio, baixe o APRSd e os arquivos de configuração no https://www.wa4dsy.net/aprs/. Após a compilação, o aprsd irá ficar instalado no diretório /home/aprsd2. Copie os arquivos de configuração para esta pasta e configure-os de acordo com as suas necessidades de informações. Para iniciar o igate, digite ./aprsd

 

Versão do Gateway para Windows

Para montar um gateway com a Internet você vai precisar de:

  1. Uma conexão 24hs com a Internet, de no mínimo 28.8kbps

  2. Um computador PC Pentium com 16mb, 10mb de espaço livre, no mínimo

  3. Um rádio de VHF que opere em 145.570mhz

  4. Uma antena que tenha no mínimo contato com o digipeater mais próximo. Não precisa estar em uma torre, até para minimizar problemas com raios.

  5. Um TNC (interface do echolink)

  6. O programa Winaprs, que pode ser pego no https://www.winaprs.com/

Instalação:

A instalação é exatamente a mesma do Winaprs para uso normal, que pode ser entendido na página de configuração do Winaprs. A diferença é que além da configuração padrão, alguns parâmetros tem que serem configurados.

Após ter instalado e funcionando como uma estação normal de APRS, você precisará alterar alguns parâmetros que habilitará o Igate.

 

  1. Copie o arquivo stations.txt para o diretório principal do Winaprs (normalmente C:\WINAPRS). Este arquivo contém as estações que serão transmitidas para o VHF quando houver qualquer pacote relacionado a elas. Sempre visite a página de arquivos para saber se há uma versão mais nova deste arquivo. É importante que todos os administradores de Igate tenham o mesmo arquivo, com a versão mais recente. Se você precisar incluir alguma estação local sua, inclua no arquivo stations.txt seu e mande um e-mail alex@bsbnet.com com os indicativos incluídos para que eu possa manter o arquivo igual para todos os igate's.

  2. Copie o arquivo aprserve.txt e copie-o para o diretorio do winaprs (c:\winaprs) 

  3. CarregueVá no menu SETTINGS, TCP/IP CONNECTIONS, TCP SERVER SETTINGS

  4. Ligue as opções AUTOSTART TCP CONNECTION, FEED (ECHO) LOCAL DATA TO TCP/IP, AUTO RE-CONNECT e ENABLE OUTGOING 3rd PARTY MESSAGES.

  5. No ítem SMTP SERVER, entre com o IP de um SMTP do seu provedor. Esta opção permite que as estações que este IGate sirva, possa servir também como gateway de Internet E-mail. O Igate irá capturar as mensagens destinadas à endereços de Internet e transmití-los via SMTP para um correio eletrônico comum.

  6. No ítem e-mail address, entre com o seu e-mail internet. Este e-mail irá servir como remetente das mensagens de e-mail entre estações de APRS e a Internet.

  7. As demais opções não comentadas devem estar desligadas.

Caso não consiga colocar o Igate para funcionar, mande um e-mail para que terei o maior prazer em ajudá-lo.

 

Fonte: PT2VHF (https://www.bsbnet.com/pt2vhf/aprs/igate.htm)