VALE A PENA MANTER UM LINK OU UMA REPETIDORA HOJE EM DIA?

13-08-2014 21:15

VALE A PENA MANTER UM LINK OU UMA REPETIDORA HOJE EM DIA?

.

Amigo Radioamador, vamos inicialmente fazer uma análise do ponto de vista dos mantenedores.

Fora a LABRE que é a única associação que reúne radioamadores no Brasil, outros mantenedores são normalmente grupo de radioamadores que com suas próprias economias compram rádios, interfaces, controladoras, cabos, antenas, duplexadores, conectores, buscam por locais adequados, muitas vezes pagando alugueis, além de construírem e montarem a infra estrutura necessária para a instalação apropriada.

Mas afinal, qual é a função de uma repetidora ou de um link?

Parece uma pergunta obvia, e parece ter uma resposta mais obvia ainda, que é de ampliar o raio dos comunicados. Mas se analisarmos a pergunta mais a fundo vamos ver que hoje, para muitos radioamadores "novatos" é a única forma de se estabelecer comunicação.

Pessoas com equipamentos e sistemas irradiantes mal dimensionados, sem nenhum critério técnico, sem nenhum conhecimento, mas com muita vontade de aprender, encontram nas repetidoras e nos links a única forma de manter contato com outros radioamadores.

Por outro lado temos em algumas dessas repetidoras ou em links, conversas de alto nível ético e cultural, e que vale a pena "corujar" e aprender.

Parece piada, mas no estado do Ceará, tem muita gente por ai, (entenda-se jipeiros) que acham que o uso das transmissões em VHF são restritas exclusivamente a uma determinada frequência.

É importante lembrar que antes de qualquer repetidora ou link existir, os contatos ponto a ponto eram, e ainda são, os mais prazerosos. Saber que seu sinal esta sendo ouvido a centenas de quilômetros de distancia é realmente muito bom. Saber que com um pequeno investimento em antenas de alto ganho verticais e direcionais, podemos ampliar nosso raio de ação é melhor ainda.

Mas tudo isso pouca gente sabe! O que sabemos é o que podemos constatar ouvindo grande parte dessas transmissões é a total falta de ética, educação e bom senso! Pessoas despreparadas e mal educadas e achando que por estarem  "escondidas" falam barbaridades, ofendem o próximo e se consideram intocáveis!

É uma pena que tenhamos chegado a esse ponto, Tenho certeza que hoje em dia muitos radioamadores e grupos tem tirado suas repetidoras do ar. O que na minha opinião é uma pena, pois para aqueles que usam essas maravilhas tecnológicas, ficar sem elas é uma grande perda para o radioamadorismo!

Gostaria em nome dos radioamadores agradecer os esforços heroicos desses grupos de radioamadores que mesmo com tantos obstáculos ainda conseguem manter suas repetidoras no ar.

Nosso Radioabraço.

Daniel-PT7VD.


Texto extraído do QTC de nº 33/2014 da LABRE-CE