Sobre nós

            A história da descoberta e a 1º emissão de áudio através das ondas de rádio foi (e é) uma enorme descoberta. Sabemos nós que o inventor do radio é considerado o 1º radioamador no mundo (nosso patrono Roberto Landell de Moura, cuja história é fascinante). E, como cada um de nós - Radioamadores - também temos nossa participação na evolução histórica da tecnologia no mundo da rádio-emissão, a minha mistura-se a de tantos outros colegas. Conto, aqui, um pouco desta história. 

 

                                                O radioamadorismo em nossas vidas. 

 

            Somos (Rocha e André) Radioamadores desde 1996. Mas esta história vem muito antes deste ano. Em 1994 comecei a trabalhar como Operador (o André também) de Rádio de uma Central de Rádio-TX. E lá foi onde tivemos o 1º contato com o rádio (transceptor). Desde então, não largamos mais a "RF", mas nem tudo foi fácil. Na época, não sei qual o motivo, não estava havendo provas para habilitação de radioamadores em diversos Estados do NE. Então, sem ter como habilitarmo-nos aqui em PE, buscamos outros Estados da Federação para prestamos o exame. Por amor ao hobby, viajamos 600Km para outro Estado - e lá, infelizmente, não obtivemos êxito (foi em 1996, ainda então na Agência do DENTEL na cidade do Recife - Estado de Pernambuco, onde, após aprovação e habilitação a este fascinante hobby, conseguimos o tão sonhado C.O.E.R e o indicativo Classe "C" - Eu, orgulhoso do feito e muito ansioso para poder usar as frequencias e repetidoras destinadas ao hobby, efetuei o pagamento de todas as taxas praticamente no mesmo instante que recebi o resultado (à época sabia-se o resultado na hora). E, retornando para o DENTEL da agência bancária já com os pagamentos, lá me foi oferecido um "livro" no qual constavam diversos indicativos, alguns ocupados, outros vagos (antes era você quem escolhia o indicativo). E, depois de folhear umas pagínas, deparei-me com o sufixo RCH. Após escolhido e registrado, já saí como "Radioamador" licenciado e autorizado. Com os equipamentos (transceptores) já instalados no carro, comecei a utilizar diversas frequências. Desde aquela data tenho feito muitos QSO's e tido muitas alegrias, grandes amizades no Nordeste, Brasil e no restante do planeta. O site foi criado após perceber que certas informções (e/ou ajuda para o iniciante no hobby) eram dificeis de se conseguir... certas informações ou dicas, às vezes não são repassadas no nosso dia a dia. Aqui é feita uma busca constante de informações e/ou dicas, reunindo-as num único local, facilitando a pesquisa dos colegas que procura, no radioamadorismo, o seu laboratório de conhecimento. Agradeço a todos os colegas - radioamadores ou não - que dividem seus conhecimentos através de links ou vídeos, que ajudam aos que buscam melhor aproveitamento em cada modalidade que compreende o nosso hobby. Estas informações e dicas são para uma prática de um radioamadorismo forte e completo - como o foi o de ontem, é o de hoje e será o de amanhã. Aqui, mostramos que é possível existir o radioamadorismo mesmo em meio a alta tecnologia em todas as bandas de frequências, sem distinção às classes que o compreendem - com uma linguagem de fácil compreensão você conhecerá em toda sua plenitude as modalidades que envolvem o radioamadorísmo no dia-a-dia.  Fica aqui a minha vontade e o desejo de que. juntos, possamos ajudar aos colegas iniciantes ou até mesmo as pessoas que admirem este fascinante hoby.

PU7 RCH

ROCHA


 


 

História do Projeto

        Meu maior desejo é ver ou ouvir a alegria dos colegas radioamadores quando ele por ajuda de um outro ou até mesmo por sua vontade própria conseguem ampliar os limites em conhecimento e principalmente em RF. Muito bom! Então aqui com a união dos colegas radioamadores vamos juntos mostrar que podemos sim acabarmos com certas lacunas no radioamadorismo. 

RELATO

Relato

29-09-2012 06:56
Um fato que me aproximou mais do radioamadorismo: Durante viagens ao alto sertão, depois de uns 2.000Km rodados, num fim de tarde, em pleno sábado, numa rodovia estadual pouco movimentada, dormi ao volante e acordei em meio às ferragens... graças a DEUS vivo, só com ferimentos leves. O primeiro...