O QUE SÃO ESSES NOVOS MODOS NO RADIOAMADORISMO?

10-12-2017 11:43

    A cada dia mais estamos escutando em meio a uma rodada, em um contest,  no QTC aqui ou ali nomes, siglas e ou frases que não são comuns e as veses não sabemos o que siguinifica. Então, iremos aborda aqui o que são e o que significa algum modos, modalidades e ou siglas.

 

DPRS = É o ato de converter as informações do GPS Icom geradas pelos rádios Icom no modo D-STAR. É importante notar que o D-PRS não é um protocolo, mas uma especificação de conversão. 

D´STAR = Foi desenvolvido no Japão em 1999/2000 especialmente para o radioamadores sua interface simples tornou-se um sistema de liderança mundial. A voz é transformada numa corrente de dados digital comprimido a 3600 bits/s para uma taxa de dados total de 4800 bits/s. Este sinal modula uma portadora de dados, de modo que "1" lógico “0” é uma frequência. Isto é chamado de 2FSK (Shift Keying por deslocamento de duas frequências) ou GMSK (que é o mesmo, no entanto o sinal é utilizado com uma curva de Gauss). Este sinal pode ser utilizado para modular a maioria dos transceptores FM (através da tomada de dados do rádio). 

DMR = É um sistema projectado para aplicações comerciais. Isto é evidente na interface do utilizador onde os números são usados em vez de indicativos de chamada. O DMR modula com 4FSK, indicando que ele usa 4 frequências (em comparação com DSTAR com 2 frequências). Isto permite dobrar a taxa de dados de 4800 9 (d´star) para 9600 bits/s. Esta taxa mais elevada permite a transmissão de 2 canais, ao mesmo tempo (2 intervalos de tempo).  Os rádios devem ser configurados em conformidade. Hoje, existem duas redes DMR em uso. Uma baseada na tecnologia Hydra da Hytera e a outra em Motorola. No entanto se um repetidor Motorola tiver instalado o software apropriado o mesmo poderá também ser contactado através da rede DMR+.. OS reflectores DMR têm números na gama de 4000 até 5000, cada país tem o seu reflector (ou mais) 

C4FM = É um sistema desenvolvido pela YAESU. Baseia-se, como o DMR em 4FSK, e transmite também 4 frequências com uma taxa de dados total de 9600 bits/s. Também usa o mesmo Codec como no DMR, mas precisa de apenas 3600 bits/s. Os bits extra são usados em D4FM-fusion de uma maneira diferente. Eles podem ser utilizados para a transferência de dados (por exemplo GPS), mas também para a correção de erros adicionais para tornar a conversação mais robusta durante a interferência. Há também um modo de alta qualidade de voz que usa todos os bits apenas para a voz.  

REFLETOR = É um servidor ligado à Internet ou Hamnet e está ligado a uma série de repetidores digitais espalhados pelo mundo. Se um destes repetidores estiver ativo vai enviar e receber o fluxo de dados de voz para o reflector. O reflector por sua vez envia uma cópia destes dados de voz para todos os repetidores ligados nele. Isto significa que um QSO pode ser ouvido em todos os repetidores ligados simultaneamente. Assim, a possibilidade de encontrar um parceiro de QSO é consideravelmente aumentada – esta é uma das razões de popularidade dos reflectores.

O DCS (Digital Call Server) É o sistema mais moderno entre refletores DSTAR e em uso em todo o mundo. Muitos países usam os seus próprios reflectores, que diferem uns dos outros pelo seu número de 3 dígitos. (DCS001, DCS002 etc). Cada reflector DCS tem 26 módulos que estão alocados para várias regiões de um país ou continente. A estes módulos utiliza as letras de (A à Z) foram dados nomes para tornar mais fácil a sua identificação 

DPlus/ REF = O primeiro sistema desenvolvido pelo USTrust Team, mais utilizado nos países de língua inglesa, 

X-Refletor, XRF, Os xrefletores são a segunda geração de refletores D´STAR e os radioamadores ainda não terem acordado num conceito uniforme. Os xrefletores são chamados de XRF001, XRF002 etc.

D-Plus reflectores = Este é o sistema refletor D´STAR da primeira geração. Embora esteja a ficar velho ainda é usado intensamente num grande número de países (principalmente os de língua inglesa como os EUA, Reino Unido e Canadá, mas até mesmo na Alemanha alguns estão operacionais). Refletores D-Plus são chamados de REF001, REF002 etc. Tal como o XRF, têm também 5 portas.

Os reflectores DMR = Consistem em vários servidores regionais, ligados uns com os outros através de uma rede subordinada. Existem duas redes: uma baseada em Hytera e a outra com base na tecnologia Motorola. Como a rede Hytera é opensource para o radioamadores.

SDR  = O rádio definido por software (SDR) é um sistema de comunicação por rádio em que os componentes que foram tipicamente implementados em hardware (por exemplo, misturadores, filtros, amplificadores, moduladores / desmoduladores, detectores, etc.) são implementados por meio de software em um computador pessoal ou sistema incorporado

JT65 = É um programa desenvolvido e lançado no final de 2003, é destinado para transmissão e decodificações de sinais extremamente fracos mas lentamente de diferentes sinais, tais como aqueles encontrados na troposcatter ou terra-Terra-Lua (EME, ou “moonbounce”) Ele consegue decodificar os sinais que muitos decibéis abaixo do patamar de ruído e pode muitas vezes permitem ao radioamadores trocar informações de contato sem sinais sendo audível para o ouvido humano.

APRS =  é um Sistema de uso dos radioamadores, criado pelo radioamador americano Bob Bruninga (WB4APR) da Academia Naval dos Estados Unidos.Com a utilização de programas (softwares) específicos, o radiomador consegue aliando radio e GPS (Global Positioning System), manter contatos em longas distâncias, sem a preocupação com a abertura de propagação e frequências.O sistema é muito utilizado, por radioamadores. O sistema aliado ao rádio é uma ferramenta sofisticada de apoio em caso de comunicações emergênciais. São utilizados, também, sinais de satélites que transmitem condições climáticas.

FT8 = Steve (K9AN) desenvolvel um novo modo potencial para WSJT-X. "FT8" (design Franke-Taylor, modulação 8-FSK).O FT8 foi projetado para situações de múltiplos saltos, onde os sinais podem ser fracos e desvanecidos, as aberturas podem ser curtas com uma conclusão rápida de QSOs confiáveis e confirmáveis


Características importantes do FT8:

- Comprimento da sequência T / R: 15 s 
- Comprimento da mensagem: 75 bits + CRC de 12 bits 
- Código FEC: LDPC (174,87) 
- Modulação: 8-FSK, taxa de conversão = espaçamento de tons = 5,86 Hz 
- Forma de onda: fase contínua, envelope constante 
- Largura de banda ocupada: 47 Hz 
- Sincronização: três arrays de 7 × 7 Costas (início, meio, fim de Tx) 
- Duração da transmissão: 79 * 2048/12000 = 13,48 s 
- Limite de decodificação: -20 dB (talvez -24 dB com decodificação AP, TBD) 
- Comportamento operacional: semelhante ao uso de HF de JT9, JT65 
- Multi-decodificador: localiza e decodifica todos os sinais FT8 na banda passada 
- Seqüenciamento automático após o início manual do QSO