Relato

29-09-2012 06:56

Um fato que me aproximou mais do radioamadorismo: Durante viagens ao alto sertão, depois de uns 2.000Km rodados, num fim de tarde, em pleno sábado, numa rodovia estadual pouco movimentada, dormi ao volante e acordei em meio às ferragens... graças a DEUS vivo, só com ferimentos leves. O primeiro momento foi querer sair "do que sobrou" do veículo. Procurei o celular em meio às ferragens e, quando o encontrei, percebi que não tinha serventia - pois no local do acidente o sinal era nulo. Em busca de ajuda, subi a ribanceira até a estrada, e nada de sinal no celular nem ajuda, pois era uma rodovia estadual de baixíssimo movimento. Eu estava ainda a quilômetros da cidade mais próxima e, como o acidente ocorreu no final da tarde de um sábado, já escurecendo, preocupei-me ainda mais... foi quando, em meio ao silêncio do local ouvi um sinal de RF do transceptor, em meio às ferragens. Não acreditei! Olhando de cima procurei a antena, a qual estava praticamente empenada, seria difícil manter contato, mas desci até o que sobrou do carro e lá deparei-me com o equipamento (rádio) ainda funcionando. Mesmo acreditando que não seria ouvido, solicitei ajuda e prontamente fui contestado. Pessoas (Radioamadores) que não me conheciam pessoalmente deixaram seus lares e família e foram em meu auxilio. Outros colegas mais distantes - via rádio - acompanharam-nos todo o tempo e, de seus telefones fixos, ajudaram a passar informações aos meus familiares e ao seguro. Agradeço a DEUS pela chance que ele me deu de continuar vivo e pela grande ajuda e amizades que fiz no radioamadorismo.

Agora faça um teste: Pegue um celular "do mais caro" e coloque bastante créditos. Vá até uma cidade do interior onde "a realidade do baixo investimento" das grandes operadoras de telefonia existe. E de lá, simule um pedido de socorro. Ligue do seu celular, se é que tem sinal, e peça socorro. Lembre-se, você terá que discar números aleatórios, nos quais pessoas desconhecidas te atenderão e peça ajuda a quem te atender. Eles irão te ajudar? Sairão de seus lares? Ficarão por horas ao telefone te acompanhando? Veja os resultados.

A força do radioamadorismo vai além deste conhecimento, vai além de posição social, politica ou religiosa.