SDR(software)

03-12-2011 19:12
Srs. Segue a baixo o links do soft livre do APRS para vosso conhecimento.
 
 
 

Você também pode testar o receptor SDR antes de pensar em ter um. Existe alguns receptores disponíveis pela internet para isto basta baixar o software, instalar em seu computador e conectar ao receptor.

Veja como é fácil e rápido programar tudo. Primeiro baixe o Software aqui.

Instale o programa, a instalação é intuitiva e rápida, execute o programa Console clicando no ícone veja sua tela inicial: https://py1eo.net/tag/hf/

Abra a pagina dos receptores disponíveis e escolha um receptor clique no ícone do auto falante a direita para abrir a pagina correspondente:

Nesta pagina, esta a informação que você precisa para programar a interface que é o IP ao qual seu computador vai se conectar, nome e senha de acesso. Voltando ao Console, na aba Input Source a primeira a esquerda, escolha a o ícone Remote (via Network):

Clicando neste ícone vai aparecer uma janela de programação onde o IP e senha deverá ser preenchida.

Aqui você deverá informar o IP (173.166.138.244) a porta (esta já esta como default), o Username: Guest (atenção para as letras maiúsculas) e a senha: k0koc ao clicar em Conect e tendo slot disponível no receptor o console ira exibir esta mensagem:

Agora é necessário retornar mais uma vez na aba Input Source e clicar o botão Start e você terá acesso completo ao receptor.

Para mudar a frequência do radio “aponte” com a seta e clique no mouse, a roda do mouse faz a sintonia fina, não deixe de experimentar os filtros em 40 e 80 metros, parece que você esta em VHF.

Bom divertimento!

 

 

OBS.:

  - Estes vídeos ao lado mostra um pouco da interface SDR (software defined radio - rádio definido por software) Para quem não quer comprar um receptor de milhões.

  - Antes de comprar o kit veja o vídeo e nos links a baixo saíba como funciona, esta é uma boa opção. Instale em seu computador e use o SDR de outro usuário (gratuitamente).

  - Assim, você pode avaliar os prós e contras deste soft antes de investir.

  - Particularmente, eu acho que vale a pena.

  - Os links para baixar o programa (que é gratuito) e a lista de servidores SDR são:


https://www.sdr-radio.com/Downloads/ReleaseKits/tabid/319/language/en-US/Defau...

https://www.sdr-radio.com/Downloads/ReleaseKits/tabid/319/language/en-US/Defau...

Havendo dúvidas sobre como baixar, instalar ou utilizar, ficarei feliz em auxiliar através do e-mail

 

py4018swl@hotmail.com

 

Srs. Segue a baixo os link de um breve tutorial.

 

 

configurando o SDR.rtf (1,6 kB)