VOCÊ SABE O QUE É DSP? NÃO! ENTÃO SAÍBA

06-04-2012 21:25





 

Em busca do áudio perfeito.

 

Quando se fala em áudio perfeito, eis que surge alguém dizendo sobre o recurso DSP, mas primeiro vamos explicar o que seja DSP, pois um monte de gente nem tem idéia do que seja.


 

DSP = Digital signal processing, ou Processamento de Sinal Digital.


O objetivo do DSP é, geralmente, para medir, filtrar, e comprimir notas contínuas do mundo real (sons), transformando-os em sinais digitais.

 
 

O primeiro passo é, geralmente, para converter o sinal a partir de um som analógico para a forma digital, por amostragem e, em seguida, digitalizando-o usando um conversor analógico-digital (ADC), que transforma o sinal analógico para um fluxo de números.


 


Este processo é mais complexo do que o processamento analógico, e tem uma gama de valores discretos, pois a aplicação de poder computacional para processamento de sinal digital, permite muitas vantagens sobre o processamento analógico em muitas aplicações, tais como a detecção e correcção de erros na transmissão, bem como a compressão de dados.

 
 
 

O problema é que no conceito, na teoria, é tudo perfeito, só que na prática a coisa não é bem assim, pois não existe som digital, existe som analógico; na verdade qualquer som é analógico e o único som digital existente são provenientes daqueles beeps de computador quando é ligado, nada mais.


 

Se o conceito está equivocado embora a intenção seja boa, no que isso pode importar, no caso de um áudio DPS?

 
 

Simples, existe pequeno engodo nessa história que não é comentado, pois a distância de um áudio DPS, para um áudio pura e simplesmente processado, e um áudio amplificado, é bem pouca; o que diferencia é o método de aplicação deste sistema.


 


Surgirão postagens contrárias, é fato, mas para o sucesso de um áudio DSP é necessário um equipamento cuja largura de banda seja superior à normal, ou seja, para funcionar o DSP é necessário ocupar bem mais que uma faixa normal de transmissão, e isso significa obrigatoriamente o uso de linear, pois sabe-se por conceito básico que, quando mais fina for a linha de transmissão, mais longe sua estação é capaz de chegar, e essa grandeza é inversamente proporcional.

 

 


Na busca pelo áudio perfeito muitas atrocidades são realizadas nos equipamentos, muitos são os microfones e mesas utilizados, e acabamos por ignorar o que há de bom no mercado, optando pelo que há de mais caro, não pelo que há de funcional.


 


Áudio perfeito é aquele cuja modulação remete à pessoa que está modulando, ou seja, entrou fulano no rádio e você o reconhece porque sabe que aquela é sua voz, pessoalmente. Não podemos confundir áudio digitalizado com áudio trabalhado.

 
 
 


 


Se o seu transceptor reproduz fielmente sua voz, ótimo, o único problema é para os locutores que possuem voz grave, com ausência de agudos. Como é que se coloca agudos e médios em uma pessoa que não produz este som, é o mesmo que pedir a seu cachorro que recite um poema, não tem jeito; o que você pode fazer é confundir o transmissor, aumentando o ganho de recepção da cápsula para que o "ruído branco" adentre à modulação, causando impressão de local aberto; e sim, isto corrige a modulação deficitária, ou a utilização de um equalizador paramétrico onde as frequências mais baixas são reduzidas ao mesmo nível daquelas que você não produz. Claro, a solução está no ganho da cápsula, pois além de rápida, é bem mais barata.


 

Não se engane instalando mesas de som em seu transceptor, a não ser que a instalação pule a entrada dos filtros do microfone originais, pois caso contrário não dará certo; e não se esqueça, só coloque a mão em seu rádio se tiver certeza do que está fazendo.


 

Abraços!