14 PROGRAMAS PARA RADIOAMADORES

11-10-2012 13:23

Segue abaixo sugestões de vários programas destinados aos RADIOAMADORES



"Tudo o que você queria para a a sua estação e não tinha de onde baixar. E o melhor: gratuito". Há vários outros programas disponíveis, incluindo RTTY, SSTV, etc.


Os 14 programas "em destaque":


 

DX ATLAS - Mapa-múndi eletrônico e configurável para Radioamadores. Visualiza em zoom suavizado, territórios DXCC, prefixos por região, Grid Squares, CQ e zonas ITU em projeções global, azimutal e retangular, com recursos 3D, zona neutra, índice de cidades e ilhas, banco de dados de prefixos, hora local com DST para todas as cidades, ilhas e áreas de chamada. Inclui mapas ionosféricos:




https://www.dxatlas.com/DxAtlas/





 

CW SKIMMER - Decodificador e analisador CW multi-canal - "pode errar à vontade que este amigo cedablista não vai lhe criticar". Algoritmo de decodificação sensitiva de CW baseado em estatísticas Bayesianas. Se usar um receptor bandalarga, pode decodificar acima de 700 sinais na banda passante. Visualização de marcas/espaços em resolução suficiente em modo "cachoeira". Extrai e exporta indicativos, através de um DX cluster embutido. Possui processador de sinal DSP, AGC e filtro, além de um gravador e player.



https://www.dxatlas.com/CwSkimmer/




 

SKIMMER SERVER - Decodifica, simultaneamente, todos os sinais CW em até 7 faixas usando um Receptor QS1R, ou 4 faixas usando USRP. Cobre acima de 192kHz em cada banda. Baseado nos algoritmos de decodificação do programa CW Skimmer. Interface Telnet incluída (para transmissão de dados por linha discada). Opera na bandeja do sistema e não consome nada no seu computador. 

 

https://www.dxatlas.com/SkimServer/





 

PILEUP SIMULATOR - Simulador de pile-ups. Para operadores DX, atuais e futuros, e para todos que se interessam em saber como gerenciar um pile-up:



FREEWARE

https://www.dxatlas.com/PileupRunner/




 

DX BULLETIN READER - Ferramenta para pesquisar, visualizar e arquivar boletins DX:




https://www.dxatlas.com/BullRead/




 

VOICE SHAPER - É um pré-processador speech para transceptores SSB. Ele recebe o sinal de voz (do microfone conectado à placa de som) e envia retorno à placa de som (áudio processado em tempo real). Possui filtro passa-faixa, equalizador de 7 bandas, processador de ruído noise gate, compressor de áudio e clipper RF. As configurações da função DSP é interativa - o programa grava sua voz e então reproduz a gravação através do processador, permitindo que você faça os ajustes e imediatamente ouça os efeitos das mudanças. Analisador de espectro e mostrador em histograma facilitam ainda mais o processo de configuração:

https://www.dxatlas.com/VShaper/





 

IONOPROBE - Aplicativo operante na bandeja dos sistema, e que monitora todos os parâmetros essenciais para operar em HF, incluindo SSN/SFI, Ap/Kp, Raios-X/fluxo de prótons e atividade da aurora. O programa faz download a partir de dados de estações terrestres e satélites, bem como armazena dados para uso futuro, exibindo-os de modo amigável. Parâmetros críticos como fluxo de Raios-X, fluxo de prótons e índice da aurora são atualizados a cada 15 minutos. Um alarme pode ser ajustado para notificá-lo de uma tempestade dentro de poucos minutos após a mesma ter se iniciado:




IonoProbe

https://www.dxatlas.com/IonoProbe/





 

BAND MASTER - É um programa para radioamadores que faz downloads de DX e os mostra de modos diferentes, incluindo um mapa gráfico de bandas. Pode ser usado tanto como aplicativo isolado quanto como parte de um log ou programa de contestes, via interface COM/OLE. Controla rig, resolução por país, calcula distância/azimute e possui pesquisa QRZ on-line embutido. Previsão de propagação e mapas geográficos estão disponíveis quando integrado com o HamCap e o DX Atlas






Band Master

https://www.dxatlas.com/BandMaster/





 

FAROS - É um programa de beacon NCDXF automático para Radioamadores, SWL e Engenheiros de Comunicação HF. Monitora, continuamente, 18 NCDXF beacons, em 5 faixas; detecta, automaticamente, a relação sinal/ruído, o índice QSB e o atraso na propagação do sinal. Identifica, automaticamente, as trilhas e aberturas (baseadas no atraso do sinal). Possui um display de tempo real das condições das faixas e gera logs de observação, otimizados para análise automática.


https://www.dxatlas.com/Faros/





 

MORSE RUNNER - Simulador de contestes. Excelente! 




Morse Runner

https://www.dxatlas.com/MorseRunner/





 

HAM CAP - Ferramenta de previsão de propagação para Radioamadores (curiosidade: CAP = BONÉ)





Ham CAP

https://www.dxatlas.com/HamCap/





 


ROCKY - Software SDR para o rádio SoftRock.




https://www.dxatlas.com/Rocky/


 



MORSE MIDI - Gera mensagens morse a partir de textos e salva-as como arquivos MIDI. Geração automática e calibrada de textos, reprodução MIDI e velocidade:




https://www.dxatlas.com/MorseMidi/


 



MASTER.DTA EDITOR - Visualiza e edita o banco de dados principal usado em muitos programas de conteste, importa e exporta indicativos e baixa automaticamente anúncios de operações DX.





https://www.dxatlas.com/MEdit/


 


Caso não consiga abrir quaisquer dos links, acesse:  https://www.dxatlas.com/DxAtlas

Forte 73 de Crezivando Junior PP7CJ