TUTORIAL APRS

24-07-2011 18:43

 

Manual passo a passo da instalação do sistema APRS

 

 

 

 

 

 

Srs. bom dia!!! Vamos instalar o APRS no teu PC, NOTBOOK ou CELULAR? Então fico alegre e espero encontra-los aqui em breve via APRS fixo,móvel ou portátil para que outros colegas tenha o privilégio de manter o contato com a sua estação.

 

 

"Vamos mostrar que o nordeste têm força também no que têm de melhor ao radioamadorismo"

 

 

Este manual foi “feito por mim” Então peço desculpas antecipadamente se não for claro o bastante para vossa compreensão. dos

 

Segue o passo a passo para a instalação do APRS no seu PC,NOTBOOK e no CELULAR.

 

 

Estarei QRV se houver dúvidas.


 

MANUAL

 

 

1º Obtenha a senha para usar o APRS no site a baixo.

 

 

http://www.apritch.myby.co.uk/uiv32_uiview32.php?lang=english

 

a) Quando aberto o site coloque o seu indicativo e seu 1º nome em letras maiúsculas na solicitação. (Aguarde as 36hrs e depois retorne ao site para pegar a senha) Iremos mais na frente precisar desta informação para fazer o programa rodar.

 

 

2º Enquanto sua senha não for liberada vamos continuar configurando o programa APRS. Clik no link a baixo e procure o seu endereço GRID quando achá-lo salve as suas informações sobre a sua latitude e a Longitude. Iremos mais na frente precisar destas informações para fazer o programa rodar.

 

http://aprs.fi/

 

a) Observe que quando aberto o site acima você irá ver um mapa e em cima dele você quando movimenta o mouse o grid (quadrado branco do lado direito modificará os graus) Quando você achar sua cidade,bairro,rua,casa. Verifique o grid. Para isso coloque o apontador do mouse em cima do seu QTH ou lugar onde fica sua estação para que o mapa possa lhe indicar a posição exata de seu grid. Anote ou salve estas informações. Iremos precisar mais a frente.

 

 

3º baixe os três programas AGW / UI- VIEW / AGWTRACKER

 

 

 

UI-View32 V2.03 Downloads (http://www.ui-view.org/)

 

 

AGW Packet Engine (http://www.sv2agw.com/downloads/default.htm)

 

 

AGWTracker (http://vhfmais.webnode.pt/portfolio/)

 

Obs. estes pequenos programas irão ser necessários para rodar em conjunto se houver o pensamento de no futuro emitir sinais do sistema base ai em sua cidade como já acontece aqui em Maceió e em outras cidades espalhadas no planeta na frequência de 145.570Mhz.

 

 

4º Agora com eles baixado em seu PC ative o AGWTRACKER

 

a) "no seu desktop agora existe um ícone de um globo com uma estrada este é o programa APRS clik para acessa-lo"

 

 

5º Com ele ativo configure agora o programa conforme as fotos em anexo uma a uma.

a) lembre-se de passar 1º o programa para sua língua antes de configura-lo. Para haver mudança na linguagem no programa você terá que além de mudar e dar "ok" também fechar o programa completamente. Se isto não for feito não haverá mudanças na linguagem do sistema.

b) Todas as vezes que for feito mudanças de uma configuração nas propriedades do sistema dê o "OK" e volte ao setup e continue o próximo passo na raiz do sistema.

 

 

6º Quando finalizar todas as configurações na propriedade do sistema vá em: menu ACTIONS e clik em: CONNECT TO APRS SERVER

 

a) lá você deverá colocar o servidor (BRASIL) e o do filtro conforme indicado na foto e logo a baixo o login (indicativo) e a senha a qual você irá receberá no site onde você se cadastrou.

 

b) Caso o "nº" do FILTRO, SERVIDOR, LOGIN ou a SENHA não forem colocadas corretamente você ou os demais colegas não serão plotados no sistema.

 

7º Agora que você já esta com o programa funcionando clik nele e quando abri irá mostrar uma tela em branco e logo irão aparecer todas as estações que estão no APRS sendo plotadas uma a uma. Clik no GLOBO TERRESTRE acima da barra de ferramenta e depois em OPEN e escolha o MAPA que queira usar. “Em meu caso eu uso o mapa do GOOGLE”.

 

 

8º Agora você irar ver além de sua estação fixa a de outros colegas.

 

 

9º Para manter contatos com as diversas estações que estão no sistema APRS espalhados no planeta terra ou no espaço em quanto móvel ou fixo clik em MSG na barra de ferramenta logo a cima do mapa, abrirá uma outra página digite o indicativo para quem você irá passar a MSG e em PARA digite o TEXTO a mensagem e ligue o servidor em RADIO PORT agora e só depois ENVIAR

 

 

 

Lembre-se no mapa você ira encontrar colegas radioamadores no Brasil e no restante do mundo e até mesmo no Espaço (ISS) no AR (pilotos) no MAR (marinheiros) e etc. E cada estação têm suas informações você terá que colocar o indicativo do colega de acordo como descrito no mapa o qual pode ser normalmente ou incluído com um traço e um número. Observe isto antes de enviar a MSG.”

 

No site:Têm diversos vídeos demostrativos. E depois o próximo passo é o SDR.